Igreja

Dom de Conselho: luz do Espírito para tomar decisões acertadas

oração1

Quem nunca precisou tomar uma decisão importante e ficou sem saber o que exatamente fazer? Tranco a faculdade e me abro à vocação que Deus me chama ou espero a formatura? Caso com essa pessoa agora ou espero mais alguns anos? Aceito este trabalho exigente ou digo que não posso? Bom, nestes momentos de impasse, o Espírito Santo vem em nosso auxílio e sopra sobre nossas consciências com o dom de conselho. “Ora, através do dom do conselho, é o próprio Deus, com o seu Espírito, a iluminar o nosso coração de forma a nos fazer compreender o modo correto de falar e de se comportar e o caminho a seguir”, ensina o Papa Francisco.

Este dom é enriquecido com a virtude da prudência, que ilumina interiormente a alma sobre o que fazer, que decisões tomar. “A prudência é a virtude que nos ajuda a escolher os verdadeiros bens, as metas boas da vida, e os meios necessários para alcançá-las”, explica o padre Francisco Faus.

O Papa Francisco aponta ainda que, para cultivar este dom, é preciso vida de oração. “A condição essencial para conservar este dom é a oração. Sempre voltamos ao mesmo tema: a oração! Mas é tão importante a oração. Rezar com as orações que todos nós sabemos desde criança, mas também rezar com as nossas palavras. Rezar ao Senhor: ‘Senhor, ajuda-me, aconselha-me, o que devo fazer agora?’. E com a oração abrimos espaço, a fim de que o Espírito venha e nos ajude naquele momento, aconselhe-nos sobre o que nós devemos fazer. A oração! Nunca esquecer a oração. Nunca!”

E continua, “é o Espírito que nos aconselha, mas nós devemos abrir espaço ao Espírito, para que possa nos aconselhar. E abrir espaço é rezar, rezar para que Ele venha e nos ajude sempre”.

Em nossa preparação para o Pentecostes, peçamos ao Espírito Santo que aumente em nós este dom e renove a nossa vida de oração e o desejo de sermos fiéis aos apelos de Deus em nosso coração.

Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre o Shalom no Rio:

sitewww.comshalom.org/rio

face www.facebook.com/shalomrio

fone: (21)98110.7575

confira-também


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *