Igreja

Dom de Entendimento: luz do Espírito para robustecer a fé

homem-de-negócio-que-tem-uma-grande-ideia-ao-ler-um-livro-44790897Sabe quando você está lendo a Bíblia, sem entender nada, e de repente…. Tcharam! Acende aquela luzinha na cabeça e tudo faz sentido? Pois é… esta é a luz do Espírito que dá o dom do entendimento.  Esse dom tem ligação direta com a fé. Por ele, o Espírito Santo comunica a inteligência de Deus ao homem para que ele compreenda as verdades reveladas na Bíblia e pelo Magistério e Tradição da Igreja. “Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”, explica o papa Francisco.

O entendimento é como um facho de luz que ilumina a Doutrina e nos leva a compreender, assimilá-la. Ele “transfigura” as verdades da fé que conhecemos teoricamente e faz com que as vejamos com luz nítida, sem sombras. Quando os discípulos de Emaús reconhecem Jesus ao partir o pão, eles se abrem ao dom do Entendimento. Até então, mesmo com toda doutrina e explicação dada pelo próprio Cristo a eles, parecia que nada fazia sentido, eles não conseguiam ver.

Daí podemos apreender que o dom do entendimento não se dá por um conhecimento puramente intelectual. Para provar isso, os Evangelhos estão recheados de personagens que conviviam com Jesus e não o compreendiam. Acolher este dom exige humildade para deixar que a Verdade revele as trevas que há em nós. Pode nos ajudar, rezar com a Palavra de Deus com o auxílio de um livro de Estudo Bíblico, que nos leva a permanecer na Verdade e não nos relacionar com um deus imaginário. Outro auxílio é buscar formação para conhecer o que a Igreja nos ensina sobre a fé.

Na Comunidade Shalom, os grupos de oração recebem este auxílio através do Caminho da Paz. Clique aqui e saiba como trilhar este caminho.

 

Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre o Shalom no Rio:

sitewww.comshalom.org/rio

face www.facebook.com/shalomrio

fone: (21)98110.7575

confira-também


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *