Formação

O que é o Curso de Teologia do Corpo promovido pela Escola de Formação?

curso-teologia-do-corpo-shalom-rio-mini-IMG-20150224-WA0015O curso “Teologia do Corpo e Planejamento Familiar” será uma introdução do assunto, para dar gosto de se aprofundar mais e dar luzes pertinentes sobre o caminho em que a Igreja nos conduz:

A teologia do corpo foi basicamente difundida por João Paulo II quando em suas catequeses a explanava ponto a ponto a toda a Igreja. Essa explicação clara do Papa iluminava os fiéis sobre a vivência da sexualidade humana, e eficientemente se propagava como resposta à revolução sexual que tomou conta do mundo por volta das décadas de 60 e 70.

Em si, esta doutrina não é nova, mas  desde então tem sido apresentada de modo mais amplo e em linguagem mais acessível ao mundo. Tratava-se de deixar clara a valorização do corpo como instrumento de santificação. A mesma corrigia visões deturpadas e tantas vezes daninhas no meio dos próprios fiéis de uma ilusória divisão de corpo e espírito, na qual o que vive o espírito não vive o corpo, achando ser este ligado só ao que é material, e aquele ser ligado aos assuntos espirituais, .

Os métodos naturais por sua vez, também introdução ao assunto, até para apontar onde procurar se informar melhor , vai abordar sobre o planejamento em si e sobre o método billings. Que se trata do tão eficaz método assumido pela Igreja e proposto às famílias. Método que em si,   deve se tomar cuidado quando se ouvir falar, pois onde deveria ser ensinado no ambiente secular, é absorvido pelo desconhecimento, ou por culturas sem valores de castidade ou de vida humana, e somente por esta ótica apresentado.  Tem sido tratado com muita superficialidade, e até entre exemplos jocosos, pondo no mesmo patamar de métodos falhos, como se fosse só mais um desses que poderiam dar certo ou não. Há em parte dos ambientes laicos muitos erros de interpretação no mundo inteiro inclusive no Brasil, e infelizmente dentre os membros da própria Igreja, que ou totalmente ou desconhecem, ou não tem idéia de sua importância e eficácia.

É por isso que é importante haver toda uma divulgação para as pessoas virem assistir este curso para começarem a aprender, para entrarem no assunto.

Quem preparou o curso foi Renato Varges, professor de Bioética e membro da Comunidade Shalom. Ele dará as primeiras aulas. Após este primeiro curso, a Escola de Formação Shalom Rio organizará outros aprofundamentos, além deste mesmo em outros diversos lugares.

O curso será realizado em quatro semanas em três centros de evangelização à sua escolha:

  • Shalom Catete, Rua Bento Lisboa, 112, Catete.
    Reuniões nas terças-feiras: 3, 10, 17 e 24/março.
    e-mail: sh.formacaocatete@gmail.com.
  • Shalom Vista Alegre, Capela do Shopping Via Brasil, Rua Itapera, 500, Irajá.
    Reuniões nas quintas-feiras: 5,12, 19 e 26/março;
    e-mail: sh.formacaova@gmail.com
  • Shalom Recreio, O Shalom se encontra na Capela do Shopping Américas, rua das Américas, 15500, Recreio dos Bandeirantes.
    O curso será ministrado na Paroquia Imaculada Conceição –  Rua Humberto Cozzo, 41. Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro/RJ.
    E-mail:  sh.formacaorecreio@gmail.com. Tele: 98130-1235.
    Reuniões nas quartas-feiras: 4,11, 18 e 25/março.

A inscrição custa R$ 20, e pode ser feita no primeiro dia do curso, que terá início às 19h30.
Inscrições podem ser feitas também pelos  e-mails citados em cada centro.

Por Fernando Oliveira e Elena Arreguy

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitewww.comshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

 

confira-também

 


próximos-eventos-shalom-rio

 evento-semana-santa-shalom-rio-SS-190x75 [02 a 5/abril]

Retiro de Semana Santa

Todos os próximos Eventos Shalom Rio »


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *