Formação

Rosário no mês missionário: Mística e missão

1314643_43480389No mês de outubro a Igreja propõe aos fiéis a piedosa meditação do Rosário e o dever missionário. Oração e ação se complementam, pois estão contidas uma na outra e se requerem reciprocamente. Oração e ação são dádivas de Deus. Oração e ação são dádivas e respostas que incumbem a todo cristão. Sem oração não há condições para evangelizar. O Espírito Santo toma a iniciativa de orar e de agir em nós. É ele quem transforma os nossos corações. Nossa liberdade docilmente é orientada e assistida pelo Espírito, manifestação do Amor do Pai e do Filho.

A oração coloca-nos em sintonia com os misteriosos desígnios de Deus, certamente voltados para o bem. A missão fundamental da Igreja de Jesus Cristo consiste na conformação à inspiração fundamental do Espírito, colocando-se a serviço da humanidade. Repita-se sempre que a missão evangelizadora da Igreja é iniciativa do Senhor da Vida. Por obra e graça do Espírito que ilumina e move os corações, compreendemos que é doando amor que também o recebemos de forma redobrada.

Como a oração se transforma em ação, o amor se transforma em serviço. Ao receber o dom do amor de Deus sentimos a necessidade de ir ao encontro do próximo. Nisso consiste a dinâmica missionária. A oração é portadora da força transformadora. Primeiramente na reforma do íntimo de nós mesmos, depois, da realidade que nos circunda.

A oração é o suspiro da alma no sopro do Espírito. Sem esse respiro não há fôlego para praticar boas obras. O testemunho das pessoas mais generosas é doar-se, dedicando-se aos outros. Esse é um dom característico das pessoas simples. A récita do Rosário é forma piedosa das pessoas simples, humildes e serviçais. Orando, meditam os mistérios da fé, com confiança perseverante pela superação das dificuldades que se assomam ao seu redor e dos graves problemas que assolam a humanidade. Nesse sentido entendemos a ligação entre a oração e a ação evangelizadora, missionária.

O anúncio da verdade sobre Jesus Cristo incide na reconstrução do ser humano, desfigurado pelas contradições oriundas do pecado e de tantas formas de violência. A missão evangelizadora não se identifica, porém, com um ou outro projeto de cunho político-partidário. A mensagem de salvação de Cristo Senhor não se reduz a um programa, sobretudo se desprovido de valores éticos e morais.

Formação: Outubro/2010

08.10Livro Os mistérios do Rosário para cada dia da semana

Este livro oferece meditações diárias dos mistérios do Rosário para cada dia da semana. Através dele, você poderá aprofundar o seu relacionamento com Maria, meditando nos momentos mais importantes a vida de Cristo.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *