Igreja

Santa Rita de Cássia: para o amor, não há o impossível

Particularmente, quando fui escolhida para ficar com a pauta de Santa Rita de Cássia não fiquei muito confortável, já que não tinha muita “proximidade” com a santa. Apesar disso, decidi “pegar” a pauta. Comecei a pesquisar e a vasculhar tudo o que havia sobre ela na internet, e posso afirmar que escrevo este texto com a fé renovada. Louvo a Deus por todos aqueles que se decidiram radicalmente pela vontade de Deus e mostram que a santidade é possível, é real.

Santa Rita foi uma mulher que determinou-se por Deus. Mesmo diante de todas as tribulações, ela decidiu amar: amar a Deus, amar as pessoas, amar a Cruz, amar COM a Cruz.

Rita nasceu em 1381, em uma família tradicionalmente católica. Como era costume na época, seus pais escolheram o seu marido. Infelizmente, o esposo se mostrou agressivo e violento, e Rita sofreu durante 18 anos. Eles tiveram dois filhos. Nesse tempo, ela pedia a Deus por seu marido e foi atendida: ele se converteu. Tempos depois, devido a desavenças do passado, ele foi assassinado, gerando uma grande revolta e desejo de vingança nos seus filhos. Rita clamou a Deus que não permitisse que eles cometessem um pecado tão grave e, se preciso fosse, poderia levá-los para junto Dele. E assim aconteceu. Seus filhos foram acometidos de uma grave doença e faleceram, tendo antes se arrependido dos pecados.

Como estava só, Rita decidiu ir em busca de um sonho de criança: ser freira. Ao se depararem com a história de vida (matrimônio, filhos, viuvez) de Rita, as irmãs do convento não a permitiram entrar. Até que em uma noite, São Francisco, São Nicolau e São João Batista foram visitá-la e levaram-na para dentro do mosteiro que estava de portas trancadas. Ninguém soube explicar como tudo aconteceu e perceberam que era vontade de Deus que ela permanecesse ali. Uma superiora, duvidando da sua vocação, mandou que Rita regasse um pedaço de galho seco durante um ano. Então mais um milagre aconteceu: o galho transformou-se em uma linda videira.

Agora, Irmã Rita tinha um profundo amor e piedade por Jesus Crucificado, pedindo a Deus a graça de sentir, o mínimo que fosse, a dor de Jesus. Então, um espinho desprendeu-se da Cruz que ela contemplava e atingiu-a na fronte, causando-lhe um estigma semelhante a um dos espinhos que feriram Jesus. A ferida permaneceu aberta e causava-lhe muita dor. O odor que exalava era insuportável, e a santa teve que ficar separada das demais freiras. A ferida chegou a cicatrizar quando Rita foi a Roma, no Ano Santo, mas, ao retornar, a chaga voltou a se abrir.

Contemplando sua história, percebo que, dentre as características de Santa Rita, a principal é o amor. Ela soube amar na alegria e na dor. Creio que se ela é conhecida como Santa das Causas Impossíveis, é porque para o amor não há o impossível. Sua confiança na voz de Deus era plena e a Ele devia respeito e gratidão.

“Na amarga vida, ó Santa Rita,

quem sabe amar, sabe sofrer,

e no silêncio que tortura,

aprende a arte de viver!

O teu semblante refletia

da tua vida o esplendor,

a luz brilhante da alegria,

de expressar Nosso Senhor!

O teu perfume tão divino

faz nosso povo, então, sonhar.

Mesmo sofrendo nesta vida,

só é feliz quem sabe amar.”

Hino de Santa Rita de Cássia

Termino o texto pedindo a intercessão de Santa Rita de Cássia para que aprendamos a amar. Peço sua intercessão em especial pelas mulheres que sofrem a violência doméstica, pela conversão dos corações mais duros.

“Amai a Deus, minhas irmãs, sobre todas as coisas, porque a sua bondade e formosura são inigualáveis e só Ele deve merecer o vosso amor; observai a regra que haveis professado, venerai o nosso grande pai Santo Agostinho por nos ter dado nela um caminho real para a glória” Santa Rita de Cássia.

Mayara Raulino

Assista ao hino de Santa Rita


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para o amor não ha o impossível e não mesmo; sou prova viva disso tenho pedido a Santa Rita que tanto sou apaixonada ha anos que ela traga meu amor de volta e Ela esta trazendo era um caso impossível do meu amor voltar e ta voltando pela honra e glória de Santa Rita sei que em pouco tempo meu amor estará comigo novamente Deus seja Louvado!!!!!!! Obrigada Santa Rita!!!!!!

  2. Mãe querida Nossa Senhora Aparecida, Oh! Santa Rita de Cássia Oh! Meu Glorioso São Judas Tadeu protetor das causas impossíveis. Santo Expedito, O Santo da última hora e Santa Edwiges, a Santa dos necessitados, intercedam junto ao pai por mim ( eu preciso reconquistar o amor do HLSJ, que ele se sinta bem ao meu lado novamente, que ele me ame de todo coração,que sinta minha falta e queira estar ao meu lado novamente, mas dessa vez de forma definitiva sem brigas e afastamentos). Eu vos glorifico e vos louvo sempre curvar-me-ei diante de vós. Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias. Confio em Deus com todas as minhas forças e peço que ilumine o meu caminho e minha vida. Amém. 

  3. …muito tempo já na ida e vinda do trabalho +- 200 km de distância e essas viagens muitas de carona outras de ônibus e muitas outras de carro e por fim de moto.Mas aconteceu que lá de quando em vês chegava uma hora de atraso e meu chefe começou a reprimir-me. “Certo dia em tarefa de trabalho em um município vizinho certa pessoa que não conheci mas estava distribuindo Santinhos,peguei tal santinho e guardei na carteira.” E chegada a sexta feira fui para casa e ao domingo a tarde (l5:30) h iniciei o retorno ao trabalho e já percorridos +- l50 km e de moto então já iniciara a noite e minha viagem seguia e em pensamento rezando como sempre naquele momento terminara as orações do terço então pensei de rezar para a Santa do Santinho ganho dias antes, mas quis lembrar e lembrei de quem era tal Santinho e se tratava de Santa Rita de Cássia então pedi em pensamento para que Ela me livrasse destas perigosas viagens e ainda com a reprimenda do chefe ficara mais triste para mim, longe da família .Mas queria que ela desse um fim nisso .E então ocorreu que me acidentei e fui acordar já socorrido e no hospital há 20 km do local do acidente e +- 3 h após “mas para mim em pensamento eu se encontrava rezando para Santa Rita de Cássia as três Aves Marias e os Três Pai nossos e o Glória.” Então eu que se encontrava todo o tempo do resgate e socorro desmaiado e ao voltar meu sentido fui questionado pelos médicos sobre o que havia acontecido então sem dor alguma disse-lhes que não sabia de nada pois eu me encontrava Rezando, foi então que os médicos disseram para mim olha-se e veja o teu estado de saúde você sofreu um grave acidente de trânsito.Então ao me verificar e sem dor alguma assustei-me e me foi feito uma injeção para relaxar e dormir.Então já no domingo e em hospital no meu município e em tratamento e após o banho junto com minha esposa fomos ler o que dizia no verso do Santinho e dizia que se comemora no dia 22 de maio a santificação de Santa Rita de Cássia. E para nossa alegria foi nesse dia que houve o acidente então entendemos que foi Ela que me protegeu. Quanto o trabalho pois não mais trabalhei nem mais um dia naquele local e hoje me encontro trabalhando perto de casa.Agradeço todo dia por mim pela minha família e por todos e todas que solicitam graças de Santa Rita de Cássia, a santa dos casos impossíveis.Amém Graças a Deus.

  4. Uma história de amor a Deus muito linda! Ela provou através da dor o seu amor e confiança em Deus. Soube entender o proposito de Deus para sua vida. Suportou um casamento que muitas mulheres teriam desistido até o fim, e preferiu que os filhos fossem para Deus ao vê-los pecar. Ela também quis entender um pouco do que Cristo sofreu por cada um de nós. Foi uma mulher que amou ousadamente! Santa Rita rogai por nós!

  5. Belo texto, sou apaixonado por Santa Rita, a historia dela sempre me emociona por tudo que passou. A superação e a fé dela nos torna fortes em continuar nossas vidas apesar das nossas dificuldades. O exemplo de amor é incrível.
    Santa Rita de Cássia, rogai por nós!!