Institucional

São Francisco é um exemplo de amor e serviço a Deus

Serviço e amor são características marcantes de São Francisco de Assis. A Igreja Católica comemora nesta terça, 04 de outubro, a memoria do Santo que renunciou a sua riqueza para seguir a Santa Vontade de Deus.

sao_francisco

Nasceu em 1182 na cidade de Assis, Itália. Na sua juventude era uma pessoa vaidosa e orgulhosa, além de ser dono de muitas posses. Francisco foi à guerra como cavaleiro, mas ficou doente. Em sua doença, ouviu uma Voz no qual dizia “Servir ao amor e ao servo”. A partir daquele momento, começou a sua decisão por Deus.

São Francisco é exemplo de amor incondicional ao próximo. Uma vez, ao se deparar com um leproso, venceu sua repulsa natural por meio do Espírito Santo e beijou-lhe. Desde esse dia, passou a servir e dedicar-se aos doentes nos hospitais, voltou seu olhar aos pobres com suas roupas e dinheiro.

Tempos depois, recebeu uma ordem de Jesus Cristo: “Vai e restaura a minha igreja, que está em ruinas”, na igrejinha de São Damião. Vendeu tudo que tinha, renunciou a herança do pai. No princípio da sua conversão, peregrinou a Roma e viveu na solidão se tornando um eremita.  E aos poucos, foi reestruturando a igreja com o seu modelo de vida, fé e obediência ao Senhor.

A santidade de São Francisco de Assis e suas pregações alcançaram muitos discípulos, principalmente da jovem Clara de Assis, que era nascida em família nobre. Ele se tornou um pai espiritual para ela e os outros discípulos. Assim nasceu a Ordem Segunda dos Franciscanos e das Clarissas, que até hoje tem muitos seguidores pelo mundo.

O Tríduo de São Francisco de Assis e Santa Teresa D’Ávila celebra os baluartes da Comunidade Católica Shalom. Baluartes são presentes do amor de Deus para nos fortalecer e serem base para a nossa caminhada em comunidade. São santos que trazem consigo o carisma e nos inspiram a vivê-lo em nossa missão como Comunidade Shalom. São Francisco e Santa Tereza são modelos de um puro e intenso amor por Deus, e um sair de nós mesmos em prol do próximo. Caminho que nos leva a uma vida de oração e intimidade com o Senhor em sua plenitude.

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro acontece o Tríduo aos Baluartes da Comunidade Católica Shalom, São Francisco de Assis e Santa Tereza D’Ávila, na Paróquia Bom Jesus que se situa na L2 Sul (quadra 601, Módulo 3/4), a partir das 19h30.

Programação

05/09 – Santa Tereza
06/09 – São Francisco
07/09 – Apresentação teatral e Celebração

Serão momentos de oração, contemplação por meio da vida desses santos que são exemplos de obediência, amor e intimidade com o Pai.

São Francisco e Santa Tereza, rogai por nós


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *