Formação

“Se só buscas a Cristo em Sua glória, então não és digno de Sua cruz”

A belíssima frase que entitula este artigo é atribuída a SãoPadre Pio de Pietrelcina, o santo capuchinho que durante 50 anos viveuestigmatizado elevando a todos com seus conselhos e milagres, especialmenteatravés do Sacramento da Confissão. Ninguém mais abalizado que ele para afirmaralgo tão verdadeiro e tão moderno.

Sabemos como o Senhor esvaziou-se de sua divindade e fez-sepequeno, fez-se homem, fez-se pobre de todos os bens do céu para tornar-nosricos de sua riqueza, como diz Paulo em Coríntios. Sabemos, também, quantosmilagres ele realizou, quantos mortos ressuscitou, quantas vezes a naturezaterrestre e angélica se prostrou, em obediência, a seus pés através do mar, dosventos, das curas, dos exorcismos.

Naturalmente, todos desejamos seguir Jesus, ser como ele,viver a vida dele, com os seus pensamentos, seus sentimentos, seu amor ao Pai eaos homens. Esse desejo santo, contudo, tende a estar mais atento aos milagrese prodígios do que à paixão e à cruz. Queremos, certamente, ser como Jesus é: oDeus das maravilhas, o Filho do homem enquanto amado e seguido por muitos que,em seu tempo, iam atrás dele fosse onde fosse… exceto à cruz.

Mesmo seus discípulos mais fiéis, aqueles a quem escolhera echamara pelo nome, com eleição eterna e eterno afeto, mesmo esses o abandonaramna cruz, com exceção de João. É que muitos naquela época, como muitos hoje,buscam o Senhor pelo que ele lhes pode dar e não pelo que eles podem “dar” aoSenhor. Buscam o Senhor em sua glória, mas fogem em sua cruz.

Para entendermos bem esse mistério de troca de amor, épreciso saber que o Senhor assumiu nossa humanidade e jamais irá separar-sedela. Jesus, para sempre e sempre, é Deus e homem. É também, cabeça da Igreja,isso é, nossa cabeça, aquele a quem seguimos. Isso, somado ao milagre cotidianoda Eucaristia, significa que o Senhor que se fez carne, partilha conosco todanossa vida: sofrimentos e alegrias, dores e felicidade.

A partilha entre os que se amam jamais é unilateral. Éexatamente porque Jesus nos ama que partilha conosco sua glória: as curas, osmilagres, as ressurreições no corpo e na alma, na Igreja, na sociedade, nanatureza. A maior e mais nobre das partilhas, porém, a partilha de sua paixão ecruz é o fundamento mesmo de seu amor por nós e do nosso por ele.

Ao encarnar-se, assumiu para si nossa maior podridão, nossamais poderosa fonte de sofrimento e causa de nossa morte: o pecado. Sem jamaister pecado, tomou sobre si, em sua paixão e cruz, todo o sofrimento e morte queo pecado havia feito entrar no mundo. O resultado foi sua morte na cruz e suaressurreição.

Nós, como corpo de Cristo, somos chamados a amá-lo e sercorpo de seu corpo, alma de sua alma, esposa, Igreja. O amor consiste em estarpresente tanto na gloria quanto na dor. É verdade que nossos atos de amor aCristo não acrescentam nada à sua cruz. Entretanto, acrescentam – e muito – ànossa salvação e à do mundo. É nesse sentido que São Paulo diz: “Suporto emminha carne o sofrimento que faltou à cruz de Cristo”.

Em nossa vida, não precisamos buscar sofrimentos, não éverdade? Eles simplesmente nos alcançam de todas as formas, como consequênciado pecado que marcou toda a criação. A grande boa nova é que podemos, pela cruzde Cristo, nos libertar desse sofrimento exatamente como ele mesmo se libertou:escolhendo livremente sofrer a dor que se nos apresenta não mais sozinhos, mascom ele e com o Pai e tomando, com ele, nossa cruz. Mas atenção: o sofrimentosó se transforma em cruz em três condições: primeira, que transformemos a dorque nos atinge em dor livremente escolhida e acolhida por nós por amor a Cristoe à humanidade; segunda: que o unamos à cruz de Cristo, que vence o pecado, ador e a morte; terceira, que o transformemos em ato de amor a ele e aos homensque ainda não o conhecem, isto é, que o amam e obedecem.

O mais lindo nessa história toda é que, ao buscarmos Cristonão somente em sua glória, mas também em sua cruz, seremos dignos dela e dele.Ou seja, viveremos uma vida de entrega de amor a Cristo por amor ao homem. Obelo, porém, é que ao abraçar a cruz de Cristo através de nossos sofrimentos decada dia, do menorzinho ao maior de todos, estaremos caminhando … para a suaglória.

Isso mesmo! O caminho para a glória de Cristo e do céu é acruz. É unir-se a ele através do amor, abraçando por amor o sofrimento que eleabraçou em sua paixão. Não há outro caminho para a glória. E não há glóriaautêntica que não seja a de Cristo. É por isso que, com razão, o santo diz: sesó busca a Cristo em sua glória, então, não és digno de sua cruz. O contráriotambém é verdadeiro: se buscas a Cristo em sua cruz, serás digno de sua glória.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *