Shalom

Setor dos seminaristas Shalom: Novos frutos para o coração de Deus

O chamado ao sacerdócio para o jovem candidato diocesano ou religioso é uma decisão que passa pela escuta da vontade de Deus

Para alcançar os méritos de santidade e as honras do altares da Igreja, vários padres santos antes de serem sacerdotes foram seminaristas, período em que, por meio dos estudos da Filosofia e da Teologia, se preparam mais intensamente na missão de servos de Cristo.

No entanto, com São Luís Gonzaga foi diferente. Ainda seminarista jesuíta, morre de tifo em 1591 aos 23 anos em nome da caridade e pureza, cuidando das vítimas da contagiosa doença em Roma. Ele se tornou, assim, o patrono dos jovens e padroeiro dos seminaristas.

O chamado ao sacerdócio para o jovem candidato diocesano ou religioso é uma decisão que passa pela escuta da vontade de Deus que o escolhe a fim de trilhar, primeiramente, um caminho de formação seminarística.

A Comunidade Católica Shalom possui, dentre os seus membros, pessoas dos três Estados de Vida: Celibatários, Casais e Sacerdotes; entre os membros celibatários da Comunidade de Vida, o Senhor suscita vocações ao sacerdócio e esses irmãos trilham um caminho de formação junto à Comunidade para depois tornarem-se padres.

O Setor dos Sacerdotes e Seminaristas

Localizado na Diaconia Geral e coordenado por Pe. Denys Lima, responsável pela formação dos seminaristas no carisma Shalom, o setor cuida da dimensão sacerdotal interna e externa da Comunidade e tem como missão o transbordamento do carisma Shalom na vida dos sacerdotes. Essa dinâmica já começa desde os primeiros passos para o sacerdócio.

Dentre tantas atribuições, faz parte do setor zelar pela dimensão da vocação e do processo formativo dos seminaristas dentro da Comunidade de Vida, da escuta do chamado e ingresso no seminário, passando pelo acompanhamento pessoal e as formações mensais próprias para os seminaristas, até após a ordenação, no qual permanecem sendo pastoreados e formados como padres da Comunidade.

Uma das grandes graças do carisma Shalom é a atração dos seminaristas e sacerdotes (diocesanos e religiosos) nas missões ou através dos retiros realizados anualmente pela Comunidade Shalom. Os participantes são renovados no vigor apostólico. Atualmente no Brasil, a Comunidade conta com 23 sacerdotes da Comunidade de Aliança e 03 no exterior (Hungria, Chile e Itália).

Benfeitores

Hoje o setor conta dentro da Comunidade de Vida com 24 padres, 01 diácono, 10 seminaristas a serem ordenados este ano e 83 seminaristas estudando.

Portanto, faz parte também da equipe do setor motivar e mobilizar pessoas que acreditam e apostam na dimensão da formação para novos padres. São os benfeitores que ajudam e colaboram por meio de campanhas e ações realizadas em prol do sustento dos seminaristas.

Teresinha a santa revolucionária, apóstola dos apóstolos, tinha em meio aos seus anseios uma forte intercessão pela conversão das almas dos seminaristas e sacerdotes e dizia: “Vim para salvar as almas e especialmente para rezar pelos sacerdotes”.

Retiros

A Comunidade Católica Shalom realiza todos os anos, retiro de formação para seminaristas religiosos e diocesanos de todo o Brasil.

Entre em contato e participe!

E-mail: sacerdotes01@comshalom.or

Instagram: @sacerdotesshalom

Tel.: (85) 3308-7446

Para colaborar com a formação dos seminaristas, você pode doar através das seguintes contas:

Favorecido: Associação Shalom

CNPJ: 07.044.456/0001-00

Caixa Econômica

Ag: 0578

C/c: 857-3

Operação: 003

Banco do Brasil

Ag: 1369-2

C/c: 7508-6

Bradesco

Ag: 0769

C/c: 2852


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *