Shalom

Sexta-Feira Santa: Jesus vence o orgulho

Nesta Sexta-feira, 19, a Comunidade Católica Shalom missão Recife deu início ao primeiro dia do Retiro da Semana Santa, que acontecerá até domingo, 21 , na FACHO, em Olinda.

Com o tema “Eu venci o mundo”(Jo 16,33), o primeiro dia foi oração, reflexão, silêncio e contemplação a Jesus. Marcos José, consagrado da Comunidade de Vida e responsável local da missão, ressaltou a importância de colocar o olhar em Jesus, que veio para nos salvar e nos tirar do pecado que nos distancia de Deus. “Não existem palavras para dimensionar o dia de hoje”, destacou.

Durante o dia, houve momentos de pregação, oração e o ministério de Artes interpretou a via sacra, que convidava a deixarmos que a contemplação do Cristo Pobre nos liberte de todo mundanismo, de toda tentativa de fincar morada nesta terra, neste tempo e neste corpo, relativizando assim todos os bens temporais e nos detendo no único bem eterno, que é o próprio Senhor e a sua salvação.

Às 15h, os participantes dirigiram-se à Catedral da Sé, onde juntamente com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vivenciaram a Celebração da Paixão.

Meditação da sexta-feira: Jesus vence o orgulho

O orgulho é a raiz de todos os pecados, pois ele gera no homem o desejo de poder e de glória, afinal, não podemos esquecer que foi o orgulho que transformou anjos em demônios e é esse mesmo orgulho que transforma todos os dias os filhos de Deus em filhos do mundo, falou Marcos José durante a pregação.

O coração orgulhoso não perdoa, seleciona situações e até modifica a forma de falar, fechando-se para Deus, para os irmãos e até para si mesmo.

O orgulhoso não se reconhece “pecador” e, reconhecendo-se o faz com justificativas à sua defesa de modo que não há um verdadeiro arrependimento.

Jesus ensinando aos Seus discípulos disse: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo.” (Mateus 20, 26-27)

O Papa Francisco nos ensina que “Não existe humildade sem humilhação”. Jesus anseia transformar nosso orgulho em humildade, através do caminho da contemplação, que nos dá um real encontro com Ele.

“Cristo deseja nos conceder a Sua graça da decisão, pois muitos querem viver coisas espirituais, mas não querem ser castos”, disse o pregador. As pessoas têm se tornado cada vez mais inconstantes e não percebem que é na oração e na intimidade que Deus nos concede sua graça de sermos fiéis e constantes.

Que o beijo da Cruz tire o mundanismo que habita em nós, pois como nos ensinou Santa Teresinha: Só temos o hoje!

 

Agenda:

Sábado (20/04)
– 15h às 18h, FACHO
– 20h às 21h30, Catedral da Sé

Domingo (21/04)
– 16h às 18h30, FACHO


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *