Shalom

Sexta-feira santa: o sentido da vida é dar tudo

Por isso Deus se abaixa até nós, por sua vontade se faz homem, se torna pobre, para nos ensinar a aceitar os limites de nossa condição

Com o tema “Eu Venci o Mundo!”, teve início hoje o Retiro de Semana Santa da Missão de Ponta Grossa. O evento aconteceu na parte da manhã no salão da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Na manhã desta Sexta-Feira pudemos contemplar o centro de nossa espiritualidade, o grande mistério deste dia: o Amor de Cristo que se entrega na Cruz. Com pregação de Frei Walter, pregador convidado para falar sobre a sexta-feira da Paixão, foi abordado o tema central deste Retiro tirado de João 16,33 – “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!”.

O religioso levou os participantes a refletirem sobre a entrega de Cristo e disse também que nós devemos nos permitir ser alcançados por Ele. Cristo quis nos Salvar, Ele quis morrer, Ele não desistiu do plano primeiro, do seu projeto para o homem, daquele jardim que criou com perfeição. É por isso que Deus se abaixa até nós e por sua vontade se faz homem e pobre, para nos ensinar a aceitar os limites de nossa condição humana. É através desse movimento que nós encontramos o verdadeiro sentido da vida: dar tudo. É importante destacar que não é ter tudo, é dar tudo. A experiência de um Amor que não cobra nada, que não quer nada em troca, mas que dá tudo! Cristo é a verdadeira Paz em meio as nossas aflições.

Após um momento de meditação e oração sobre a pregação, deu início a Via Sacra, encenada pelos membros da Comunidade e da Obra. Em cada estação havia uma reflexão e um breve momento de oração, onde pôde-se contemplar de forma atual como Cristo vive as dores do Mundanismo hoje. De fato, o muito não está fora de nós. Muitas pessoas se emocionaram ao verem as cenas de Cristo sendo açoitado e condenado a morte por causa dos pecados da humanidade.

Para Adriana Wolski, intérprete de Maria na Via-Sacra, este momento de encenação foi um marco de uma vida nova. “Para mim, que já fui evangélica e estou retornando para a Igreja Católica, foi um momento de me encontrar com Cristo. Eu, como filha de Deus, eu Adriana, renasci.”

Pela tarde, os participantes foram convidados a participar da Celebração de Exaltação à Santa Cruz na catedral de Ponta Grossa, juntamente com o bispo local e toda a diocese. No sábado o retiro inicia às 8:30h, onde será abordado a descida de Cristo à mansão dos mortos e sua vitória sobre a morte e o mundo.

Juliane Monteiro


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *