Institucional

Shalom na Hungria: animação no reencontro da JMJ

1098464_589304051121887_317544969_n

Na cidade de Pécs, lado ocidental da Hungria, a Conferência do Bispos realizou um evento para a juventude de todo o país durante os dias da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ), em especial para quem não pôde participar do encontro no Brasil. A Comunidade Shalom além de levar para o Rio de Janeiro um grupo de 14 jovens húngaros, atuou neste evento em Pécs

 

20202_589308624454763_1710448930_n

O evento teve a participação de 1200 jovens que, através de vídeo, acompanharam as celebrações junto ao Papa na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

No domingo, 8 de setembro, foi realizado em um bar, no centro de Budapeste, o reencontro dos jovens que foram para o Rio e daqueles que ficaram na Hungria e participaram desta expressão de fé.

A equipe do comshalom.org conversou com Carolina Costa, direto de Budapeste, para saber mais sobre o que aconteceu.

Como foi a JMJ para a missão de Budapeste?

Carolina: Aqui na Hungria teve uma JMJ para os húngaros em uma cidade chamada Pécs, onde tivemos um papel fundamental, já que somos brasileiros. Além de termos feitos vários shows com músicas do Missionário Shalom e do Alto Louvor, cantadas pelos húngaros em português, fizemos a coreografia de um flash mob que reapresentamos no centro de Budapeste neste último sábado. Depois, aconteceu o reencontro que trouxe também jovens desse outro evento, além de ter reunido quase todo o grupo húngaro que foi para o Brasil participar da verdadeira JMJ. Houve também a presença de jovens novos, que não participaram de nenhum dos encontros, mas foram “atraídos” pelo show brasileiro que reapresentamos na festa. Participaram do reencontro cerca de 60 jovens.

O que ficou mais forte para os jovens húngaros que tiveram a oportunidade de viver a JMJ Rio 2013?
Carolina: Para alguns, a acolhida da Comunidade Shalom na pré-jornada em Fortaleza foi muito marcante. Para outros, a cultura brasileira e a alegria própria do povo fez uma grande diferença na vida deles.

Aconteceu um reencontro?

Carolina: Aconteceu uma festa no domingo, 8 de setembro. Iniciamos com uma discoteca e uma reapresentação do flash mob, depois relembramos o encontro de Pécs (a JMJ húngara). Teve um jogo com perguntas sobre o encontro e aula de dança típica húngara, já que este foi o programa de todas as noites em Pécs.
Além da discoteca, teve bate-papo, evangelização e depois foi o momento de apresentarem como foi a JMJ no Brasil. Cada um teve a oportunidade de mostrar suas fotos e dar seu testemunho e também ensinaram a coreografia do flash mob que foi dançado para o Papa. Ao final, houve um show com o ministério de música da missão Shalom de Budapeste, o mesmo apresentado em Pécs.

A JMJ passou e os jovens?

Carolina: Alguns que não participam da obra Shalom e foram para o Brasil, infelizmente não desejam caminhar com a Comunidade por diversos motivos, como por exemplo, morar em outra cidade ou país, mas têm o desejo de nos visitar e, esporadicamente, participar de nossos eventos. Dos que estavam em Pécs, muitos mostraram interesse e, por isso, nesse final de semana realizaremos um Seminário de Vida no Espirito Santo (SVES). Acredito que cerca de 10 jovens participarão do retiro.

Clique aqui para ver as fotos

MEM


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *