Foto: Achim Gieseke
Shalom

Shalom inaugura lanchonete na Alemanha

“A primeira vez que nós vimos o café ficamos impressionados com a semelhança do Shalom da Paz”.

Neste sábado, dia 28, a Comunidade Católica Shalom inaugura uma lanchonete na diocese de Padeborn, na Alemanha, na cidade de Arnsberg. Missionários da Comunidade estão trabalhando neste local voltado principalmente para os jovens, apresentando um lugar de encontro e convivência.

Missão da Alemanha

A Comunidade Shalom chegou na Alemanha no dia 8 de outubro de 2014, após ser apresentada pelo pe. Paul Stapelt, irmão do Frei Hans (fundador da Fazenda Esperança), e do padre Hubertus Böttcher, ao bispo local, que logo solicitou a presença da Comunidade para realizar ações para os jovens. Hoje a missão conta com de 7 missionários que futuramente morarão em um mosteiro cedido pela diocese que encontra-se em reforma. A ação missionária fica a serviço da igreja local da diocese, nos eventos da mesma, animação da missa jovem uma vez por mês, cantar, dar testemunho, seminários de vida no Espírito Santo para crismandos, além dos grupos de oração para jovens e para adultos.

Garage Comshalom

Padre Hubertus Böttcher ofereceu a garagem da sua casa para tornar-se a lanchonete Shalom, um local de encontro dos jovens. Segundo João Carlos, missionário da Comunidade de Vida, a ideia é que o café seja um ponto de encontro para os jovens. “A garagem tem séculos, por que ela era a antiga garagem do mosteiro e o mosteiro tem 800 anos. Na época se guardavam as carruagens, carroças. Nos tempos atuais tinha se tornado uma garagem do atual decano. Quando ele nos deu o local, nós dialogamos, rezamos, e decidimos que seria uma grande oportunidade manter esse nome “garagem”, pela história do lugar, e para manter uma interface neutra, um ponto de encontro. A grande ideia é que o café se torne realmente um ponto de encontro para os jovens, ele está situado entre duas escolas e isso é muito estratégico”.

Andreza Henriqueta, responsável pela missão, relata a surpresa dos missionários ao identificarem semelhanças com o primeira lanchonete Shalom, que deu origem a Comunidade. “A ideia de abrir o café, antes de ser nossa, foi do próprio padre Hubertus e de outros representantes da diocese, que como bons alemães estudaram a nossa história, descobriram que a Comunidade tinha nascido com uma lanchonete e nos ofereceram este café. E a primeira vez que nós vimos o café ficamos impressionados com a semelhança do Shalom da Paz, são exatamente os mesmos arcos. Então foram muitos sinais, eles nos ofereceram o café, ofereceram para pagar a reforma e é a nossa cara”, disse Andreza.

O local é totalmente adaptável. Além de oferecer diversos lanches, entre eles comidas típicas brasileiras, também oferecerá festas e grupos de oração, que até o momento aconteciam na casa dos missionários.

Inauguração

A abertura será sábado, dia 28 às 15h, e o público poderá provar dos produtos gratuitamente. Às 17h será celebrada uma missa com o Prälat Dornseifer, representante do Arcebispo, e outros sacerdotes da diocese. Um coral formado pelos jovens do colégio estará presente. Às 20h uma festa será realizada no café. Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom e padre Cristiano Pinheiro, Assistente internacional da Comunidade, participarão da inauguração.

SERVIÇO

Abertura do “Garage Comshalom” na Alemanha
Data: Dia 28 de abril 2018
Endereço: Prälaturstr. 6


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *