Institucional

Shalom de Maceió implanta Projeto Juventude para Jesus

A Comunidade Shalom de Maceió, que em 2015 completa dez anos de existência, tem recebido diversas graças, entre elas, a implantação do Projeto Juventude para Jesus

Fundada há 33 anos, a Comunidade Católica Shalom traz desde sua origem marcas daquilo que viria a ser uma de suas primazias: a evangelização dos jovens. Os primeiros passos da vocação foram dados através da criação da lanchonete e livraria Shalom, que surgiram por iniciativa de um grupo de jovens. Movidos pelo Espírito Santo, eles tinham em seus corações o desejo ardente de evangelizar. Embora não soubessem, à época, aonde os planos de Deus os levariam, não era difícil perceber a condução do Senhor na Obra Shalom, pois tão logo começaram as atividades. Outros jovens se juntaram a este projeto de evangelização, fazendo-o, assim, crescer. Com o passar dos anos, percebeu-se que a Obra manteve os traços de seu perfil marcados pela juventude, e que as características dela, que eram transmitidas pelos jovens, precisavam de um novo vigor.

pragacao-erikFoi a partir dessa inquietação (aliada a um período de escuta do Senhor e aprovação do Conselho Comunitário) que surgiu o Projeto Juventude para Jesus (PJJ) em Fortaleza. Inaugurado em 17 de julho de 1989, o Projeto tem por objetivo a evangelização e formação dos jovens. Para isso, utiliza os mais diversos instrumentos: Seminários de Vida no Espírito Santo, lazeres, eventos. À luz do Carisma Shalom, procura-se desenvolver os potenciais próprios da juventude, buscando sempre com ousadia e criatividade anunciar a Cristo e fazê-Lo amado.
Ainda que na Comunidade Shalom a evangelização dos jovens seja uma das prioridades, as missões em fundação não apresentam o Projeto Juventude estruturado desde o início, pois sua presença é condicionada ao crescimento da Obra. A princípio, os primeiros grupos de oração começam mistos (com jovens e adultos). Aos poucos, surgem os grupos formados exclusivamente por jovens. À medida que cresce o número de grupos jovens, organiza-se a Secretaria Jovem, que é o primeiro passo pra organizar ações de evangelização e formação voltadas especificamente para esse público. Só depois de estruturada a Secretaria, e de um número mínimo de cinco grupos de oração jovens, é implantado o Projeto Juventude em si, que traz ações mais amplas e frequentes.

Implantação do Projeto Juventude para Jesus em Maceió
A Comunidade Shalom de Maceió, que em 2015 completa dez anos de existência, tem recebido diversas graças, entre elas, a implantação do Projeto Juventude para Jesus. “Esta (implantação do Projeto) é uma das muitas graças que recebemos neste ano, como o novo centro de evangelização, por exemplo. A expectativa é de que muito mais jovens sejam alcançados daqui pra frente”, diz Darllan Pereira, responsável local da missão._MG_1032

No dia 8 de agosto, foi realizado um dia comemorativo pela implantação do PJJ. O evento teve início pela manhã no Centro de Evangelização com um breve momento de louvor e celebração litúrgica, no qual já acolhemos com alegria nosso irmão Bruno Camurati, (cantor católico e produtor), que trouxe seu show a Maceió especialmente para a implantação do PJJ.

Já na parte da tarde, o primeiro momento foi uma pregação ministrada por Erik Bispo, postulante da Comunidade de Aliança e coordenador do Projeto Juventude para Jesus em Maceió.  Além de explicar do que se trata o Projeto e as mudanças concretas que virão com este novo tempo, ele contou brevemente a história e a origem do PJJ e falou sobre a vida e a herança espiritual deixada por Ronaldo Pereira, (jovem missionário que ajudou a lançar as bases da evangelização da juventude à luz do Carisma Shalom). Com entusiasmo, ele frisou que a razão de existência do Projeto são os próprios jovens, lembrando que dentre as três primazias da Comunidade uma delas é a evangelização dos jovens.

Em seguida, Darllan Pereira fez uma partilha sobre os direcionamentos e a condução do Senhor a respeito do PJJ em Maceió. Em sua fala relatou que este é um tempo de graça na Missão e que muitos frutos ainda estão por vir. Frisando a importância da radicalidade, destacou que vale a pena nos decidir por Deus e não termos uma vida dupla, pois nada pode superar aquilo que Deus nos dá. “O Senhor não nos pede nem pouco nem muito, o Senhor nos pede tudo.” enfatizou ele.

_MG_1064No fim da tarde, em Adoração ao Santíssimo, os jovens agradeceram a Deus por este novo tempo, pelas graças já alcançadas e por aquelas que ainda virão. De modo muito significativo a adoração foi finalizada ao som de “Oferta”, música da Comunidade, que reproduz as palavras do fundador acerca de sua oferta total e incondicional a Deus e à Igreja em favor da evangelização dos homens.

O último momento deste dia comemorativo foi o Luau da Juventude realizado no clube da AABB, que teve início às 20:00h com show do Ministério Tronos, que animou a juventude. Logo em seguida, subiu ao palco Bruno Camurati, acompanhado pelo ministério de música do missão de Maceió. Com espontaneidade e simplicidade Bruno interpretou algumas de suas músicas mais conhecidas, entre elas “Canção de Pedro”, acompanhada em coro pelo público. Cantou também músicas de outros intérpretes como a banda Rosa de Saron, Banda Dom e Missionário Shalom. Um dos momentos mais emocionantes foi a canção “Fiat”, na qual o cantor fez um dueto com um dos membros do ministério de música, Monara Dayane, postulante da Comunidade de Aliança. A última canção da noite foi “Feliz”, que pareceu descrever bem o sentimento de todos que participaram desta grande festa.

Confira todas as fotos aqui.

Edição: Clênia Oliveira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pessoal. Boa tarde! A Paz de Cristo!
    Recentemente fui transferido para Maceió.
    Como faço para localizar a Comunidade Shalom aqui em Maceió? Qual o endereço?
    Abraço. (82) 99304-5574.