Ingressos foram divulgados nesta semana. Foto: arquivo comshalom.org
Shalom

Shalom recebe 1.075 novos postulantes

Ainda ingressaram 40 jovens em Missão.

Foi divulgado nesta semana a lista dos novos postulantes da Comunidade Católica Shalom. O número ultrapassa a casa dos mil. Somente da Comunidade de Aliança foram 955 ingressos de pessoas que passaram, no mínimo, o período de 1 ano aprofundando o chamado sobre a vocação em algum grupo vocacional da instituição. Para a Comunidade de Vida ingressaram 120 pessoas e 40 entraram para a experiência do “Jovem em Missão”. Além do Brasil, ingressaram postulantes do Paraguai, Peru, Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos, África e Polônia.

A Comunidade Shalom conta em sua ação evangelizadora  a serviço da Igreja e da humanidade com  1.199 missionários da Comunidade de vida (entre consagrados e discípulos, sem elencar os postulantes), 6.374 membros da Comunidade de Aliança, destes, 2.613 membros da Comunidade de Aliança em Fortaleza. Somente na Arquidiocese de Fortaleza são 29 Centros de Evangelização, sendo mais antigo o Shalom da Paz, na Aldeota, onde tudo começou. Seminaristas são 70 entre os que estão estudando e em estágio pastoral, padres perfazem o número de 58.

O Postulantado é a primeira fase de um processo cuja formação é permanente e desemboca nos votos perpétuos de um caminho de consagração. Os novos postulantes serão alocados em células comunitárias que possuem duas reuniões semanais. Cada pessoa passa a ser acompanhada por um Formador Pessoal, pessoa de mais experiência na vivência vocacional, e passa a viver em acordo com os Estatutos da Comunidade. 

O Shalom é uma vocação. Para se aprofundar no tema é preciso buscar um grupo vocacional da instituição. Foto: arquivo comshalomor

A fase anterior ao Postulantado é o Vocacional, experiência de aprofundamento para discernir a vontade de Deus quanto à vocação pessoal. Neste período, os vocacionados descobrem mais sobre a Igreja, as expressões eclesiais ao longo da história e as formas de viver a Vocação Shalom. Com critérios que levam em conta o crescimento na maturidade humana, afetiva, espiritual e missionária os núcleos vocacionais, em unidade com as autoridades competentes, discernem os chamados para a próxima fase dessa jornada.

Vocação na Comunidade Shalom

“A vocação à Comunidade Shalom pode ser vivida em duas dimensões complementares: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança”.

A Comunidade da Vida é o coração, o núcleo central da Comunidade Shalom. Seus membros recebem o apelo de uma oferta mais radical no seguimento do Senhor Jesus, através do espírito de pobreza, obediência e castidade, segundo a forma de vida de cada um. Tendo renunciado à posse de bens, projetos e planos pessoais, dedicam-se plenamente a Deus e ao Seu Reino através da oração, da vida fraterna e do serviço.

A Comunidade da Aliança recebe um apelo a uma oferta de vida a Cristo em meio às atividades familiares e profissionais, assumindo o compromisso de exercê-las segundo o espírito desse carisma e também de viver, em seu nível próprio, os compromissos de contemplação, unidade e evangelização.

Confira o site do Benfeitor da Paz e saiba mais sobre as formas de ajudar a Comunidade Católica Shalom em sua missão evangelizadora. Acesse também a página da Economia do Reino para ficar por dentro das ações realizadas pela Comunidade e ler as formações específicas sobre a Divina Providência.

Clique e faça sua doação!

Mais informações sobre a Vocação Shalom acesse: comshalom.org/comunidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *