Te seguirei? Sim, Te segurei! Era isto que Pedro disse ao Seu Mestre; era isso que.. ele queria!
Talvez a muitos, a postura de ( hoje) São Pedro – Apóstolo, causa inúmeras reações. Afinal, que homem inconstante era aquele, que um dia dizia que deixaria tudo por Jesus, e no outro, O negou três vezes? Que homem era aquele, que viu milagres e prodígios, mas em alto mar, duvidou? Que homem era aquele, que lá no monte, ao estar ” tudo bom ” , quis armar três tendas, e permanecer ali?
Era o amigo de Jesus! Sim, um grande amigo. Pedro era livre para ser ele mesmo: turrão, orgulhoso, medroso, presunçoso, coração duro.. Porque em Cristo, ele tinha encontrado o seu Melhor Amigo! A liberdade de Pedro, era ser ele mesmo… Te Seguirei? Sim, Te Seguirei!
” Senhor, Tu sabes tudo! ” .. Ou será que Jesus não sabia quem era aquele pescador, que Ele para segui- lO? Será mesmo que Jesus não conhecia aquele cabeça dura, que após presenciar a pesca milagrosa, pede: ” Senhor, afaste- se de mim, pois sou pecador! ” Ah, se conhecia! ” Não tenhas medo, pois de agora em diante, serás pescadores de homens! ( Lc 5,10 )
Sim, Jesus bem conhecia! E era “aquela pedra” , que desde antes, O Senhor já sonhava em dar- lhe as chaves do Reino!
Vai me dizer, que Jesus também não sabia da dor do coração daquele homem? ” Vou pescar! ” ( Jo 21,3 ) Ah, você também iria!
Pedro estava com o coração ferido. Ferido de amor, ferido por ter negado, ferido por ter fugido, ferido por não ter acreditado.. Ferido, porque O Grande Amor da vida dele, O motivo dele tudo ter deixado, O sentido de tudo, já não estava entre eles. Ferido, pois não mais sabia o que fazer, ou até mesmo, para onde ir.. O coração de Pedro, foi ferido pelO Amor!
É, O Senhor havia conseguido adentrar no centro, no principal… No coração de Pedro! Mas agora era preciso cura- lo. Sim, havia um chamado feito, mas antes.. Havia uma cura que seria feita. Afinal, também ao voltar atrás, Simão Pedro levou consigo os demais. Não porque o próprio queria, mas, agora não era somente ele, mas nós!
Eles não pescaram nada! Então quer dizer, que os ” pescadores profissionais” , não sabiam mais fazer o que de ” melhor sabiam” ? Claro que não! É que agora, o ” mar deles, era em outras praias” .. Agora, o grande mar de Pedro, dos Apóstolos, era a humanidade que sofria (e sofre) , esperando eles. Agora, os ” peixes de Pedro” , se encontravam além, e Pedro precisava ( re ) descobrir isso!
” Joguem a rede do lado direito da barca ” ( Jo 21,6 ) Disse Jesus! Como assim do lado direito? Mas o “lado forte” dos pescadores, não é do lado contrário, o esquerdo? Até então, não é jogando do lado esquerdo, que os pescadores encontram impulso para assim, puxarem a rede?! Sim, é mesmo!
É exatamente isto! Jesus queria o lado mais fraco deles! Jesus queria ( mais uma vez ) mostrar para Pedro, que não é o lado mais forte dele. De uma vez por todas, Pedro precisava entender que O Senhor não queria, e nem precisava das forças dele. Era na fraqueza, limitações, dores… Que Ele, O Cristo, queria demonstrar Sua graça, e Sua força.
” [..] E para isso não escolheu as melhores, as mais belas, mas, afim de manifestar a Sua glória e Seu poder, resolveu escolher as mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila, para aí realizar Sua grande obra. Toda glória pertence assim, aquEle que nelas tudo realizou. ” ( Escritos Amor Esponsal )
” É O Senhor! ” ( Jo 21, 7 ) bastou Pedro ouvir isto do discípulo amado, que se jogou no mar! Lá vai o doido! É doido mesmo… ! E dessa vez, sem muitos ” porque’s ” .. Lá se foi Pedro, ao imenso mar, atrás do seu Amigo!
Na verdade, Pedro , ( nem os demais Apóstolos ) foram ali simplesmente pescar. No fundo, nem que fosse beeem lá no fundinho’ , eles buscavam O Próprio Cristo! É… Sabe esse vazio que tantos e tantos sentem, e procuram por aí, preenche- lo de todas as formas? Sabe este vazio, ” falta do Senhor ” , que existem no coração do homem? Pois é, Pedro também sentiu! Os apóstolos também o viveram. Talvez, ao ” voltar atrás ” , mesmo após tudo que ele viveu com Cristo, mesmo depois da Ressurreição, e ter dito que iria pescar, ao voltar ali, no lago da Galiléia ( Jo 21 ) , Pedro buscava apenas uma coisa: O Senhor! Seu Senhor! E Jesus sabia disso! Lá estara O Mestre.
Sim, Senhor, sabes que eu te amo. Não era somente Jesus que o conhecia, mas Pedro também conhecia o seu Amigo. Ele sabia que O Senhor conhecia seu coração. Mas… Três vezez?
” Aonde abundou o pecado, superabundou a graça! ( Rom 5,20 ) Agora era pra valer! Pedro, ama- me com amor EROS? ( romântico ) Sim.. e com o amor PHILIA? ( amor fraternal/ limitado ) Sim.. Simão Pedro, e com o amor ÁGAPE? ( amor incondicional, perfeito, sem interesse, Divino.. ) Pedro entristeceu- se! Mas algo havia tocado o coração daquele homem! Agora, Pedro conhecia não somente todas as suas misérias e fraquezas.. Mas algo maior.. A misericórdia de Deus!
” Senhor, Tu sabes tudo! ” ( Jo 21, 17 ) Ah, Pedro… Agora sim! Vai, e toma os Meus! Pedro havia voltado lago, onde tudo começou. Onde ele tinha encontrado O Senhor. Ou melhor, O Amor o havia encontrado!
Pedro voltou atrás, talvez entristecido, e querendo voltar ao primeiro amor. Mas agora era diferente… Desta vez, Pedro descobriu que não havia ” algo lá atrás ” .. Era algo para SEMPRE!
” Quando você era moço, se aprontava, e ia para onde queria. Mas Eu afirmo a você: quando for velho, você estenderás as mãos, alguém vai amarra- las e o levará para onde você não quer ir! ” ( Jo 21, 18-19 ) E ainda ali, Jesus já falava de como Pedro iria morrer.
Pois bem, após uma ” pequena longa jornada ” com São Pedro… E agora? O que mudou? Haha Talvez, por fora, e em palavras, não saberei dizer.Contudo, sabe aquele homem lá do início do texto.. ” aparentemente fraco” ? É, continua o mesmo fraco! Só que agora, esse ” homem fraco” , verdadeiramente entendeu de quem é a força, da onde ela vem. Agora, ” aquela pedra” , entendeu o seu devido lugar; e não, não era pedra de tropeço.. Mas a pedra lapidada.. Formada, cuidada.. ressuscitada! ” Se calarem a voz dos profetas, as pedras gritarão. ” ( Lc 19, 40 )
Sim.. ” Tu és Pedro, e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra elas! ” ( Mt 16, 18 ) Agora aquela pedra, Pedro, tem uma missão! E ( com muito custo ) ele entenderá isso.
” Você não pode ir agora para onde Eu vou. Um dia você poderá me seguir! Pedro tornou a perguntar: – Senhor, porque eu não posso segui- lO agora? Eu estou pronto para morrer pelo Senhor!
Está mesmo? – Perguntou Jesus, Pois Eu afirmo a você, que antes que o galo cante, irás me negar três vezes. ( Jo 13, 37- 38 )
Ai Pedro… Sim, O Senhor sempre soube de tudo! E é este mesmo Senhor, que diz: (à aquele que deveras já havia o negado.. ) ” Segue- me! ” ( Jo 21, 19 )
Vem, Pedro! Agora sim.. Vem, e segue- me.. E agora sem volta.. É para sempre! Havia uma caminho a ser percorrido, e Pedro querendo ou não.. Este caminho tinha sido trilhado. Deus É Deus! E ‘ há um tempo para cada coisa.. ‘ ( Eclesiastes 3, 1 )
Não, não foi, e nunca será com as forças de Pedro.. O chamado era único! Nunca mudou.. e a história de Pedro, um simples pescador, chamado por Deus a buscar outro mar, se repete!
Sim, Pedro SOU EU! Pedro, é VOCÊ! Pedras.. Chamados e eleitos!
Que nesta certeza, possamos confiar nas promessas do Senhor. E, mesmo em meio as tempestades, mesmo quando estivermos perecendo, afundando.. Crendo que nEle, por Ele, com o nosso Amor Maior, e sentido de tudo.. O Amado de nossas almas, joguemos as nossas redes, certos que iremos enche- las de almas pelo Reino.
E assim, digamos a Ele: TE SEGUIREI!
Thaiane Vasconcelos