Institucional

Te Seguirei?!

Te seguirei? Sim, Te segurei! Era isto que Pedro disse ao Seu Mestre;  era isso que.. ele queria!
Talvez a muitos, a postura de ( hoje) São Pedro – Apóstolo, causa inúmeras reações. Afinal, que homem inconstante era aquele, que um dia dizia que deixaria tudo por Jesus, e no outro, O negou três vezes? Que homem era aquele, que viu milagres e prodígios, mas em alto mar, duvidou? Que homem era aquele, que lá no monte, ao estar ” tudo bom ” , quis armar três tendas, e permanecer ali?
Era o amigo de Jesus! Sim, um grande amigo. Pedro era livre para ser ele mesmo: turrão, orgulhoso, medroso, presunçoso, coração duro.. Porque em Cristo, ele tinha encontrado o seu Melhor Amigo! A liberdade de Pedro, era ser ele mesmo… Te Seguirei? Sim, Te Seguirei!
” Senhor, Tu sabes tudo!  ” .. Ou será que Jesus não sabia quem era aquele pescador,  que Ele para segui- lO? Será mesmo que Jesus não conhecia aquele cabeça dura, que após presenciar a pesca milagrosa, pede: ” Senhor, afaste- se de mim, pois sou pecador!  ” Ah, se conhecia! ” Não tenhas medo, pois de agora em diante,  serás pescadores de homens!  ( Lc 5,10 )
Sim, Jesus bem conhecia! E era “aquela pedra” , que desde antes, O Senhor já sonhava em dar- lhe as chaves do Reino!
Vai me dizer, que Jesus também não sabia  da dor do coração daquele homem?  ” Vou pescar!  ” ( Jo 21,3 ) Ah, você também iria!
Pedro estava com o coração ferido. Ferido de amor, ferido por ter negado, ferido por ter fugido,  ferido por não ter acreditado.. Ferido, porque O Grande Amor da vida dele, O motivo dele tudo ter deixado, O sentido de tudo, já não estava entre eles. Ferido, pois não mais sabia o que fazer, ou até mesmo, para onde ir.. O coração de Pedro, foi ferido pelO Amor!
É, O Senhor havia conseguido adentrar no centro, no principal… No coração de Pedro! Mas agora era preciso cura- lo. Sim, havia um chamado feito, mas antes.. Havia uma cura que seria feita. Afinal, também ao voltar atrás, Simão Pedro levou consigo os demais. Não porque o próprio queria, mas, agora não era somente ele, mas nós!
Eles não pescaram nada! Então quer dizer, que os ” pescadores profissionais” , não sabiam mais fazer o que de ” melhor sabiam” ? Claro que não! É que agora,  o ” mar deles, era em outras praias” .. Agora,  o grande mar de Pedro, dos Apóstolos, era a humanidade que sofria (e sofre) , esperando eles. Agora, os ” peixes de Pedro” , se encontravam além, e Pedro precisava ( re ) descobrir isso!
” Joguem a rede do lado direito da barca ” ( Jo 21,6 ) Disse Jesus! Como assim do lado direito? Mas o “lado forte” dos pescadores, não é do lado contrário, o esquerdo? Até então, não é jogando do lado esquerdo, que os pescadores encontram impulso para assim, puxarem a rede?! Sim, é mesmo!
É exatamente isto! Jesus queria o lado mais fraco deles! Jesus queria ( mais uma vez ) mostrar para Pedro, que não é o lado mais forte dele. De uma vez por todas, Pedro precisava entender que O Senhor não queria, e nem precisava das forças dele. Era na fraqueza, limitações, dores… Que Ele, O Cristo, queria demonstrar Sua graça, e Sua força.
” [..] E para isso não escolheu as melhores, as mais belas, mas, afim de manifestar a Sua glória e Seu poder, resolveu escolher as mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila, para aí realizar Sua grande obra. Toda glória pertence assim, aquEle que nelas tudo realizou.  ” ( Escritos Amor Esponsal )
” É O Senhor! ” ( Jo 21, 7 ) bastou Pedro ouvir isto do discípulo amado, que se jogou no mar! Lá vai o doido! É doido mesmo… ! E dessa vez, sem muitos ” porque’s ” .. Lá se foi Pedro, ao imenso mar, atrás do seu Amigo!
Na verdade, Pedro , ( nem os demais Apóstolos ) foram ali simplesmente pescar. No fundo, nem que fosse beeem lá no fundinho’ , eles buscavam O Próprio Cristo!  É… Sabe esse vazio que tantos e tantos sentem, e procuram por aí, preenche- lo de todas as formas? Sabe este vazio,  ” falta do Senhor ” , que existem no coração do homem? Pois é, Pedro também sentiu! Os apóstolos também o viveram. Talvez, ao ” voltar atrás ” , mesmo após tudo que ele viveu com Cristo, mesmo depois da Ressurreição, e ter dito que iria pescar, ao voltar ali, no lago da Galiléia ( Jo 21 ) , Pedro buscava apenas uma coisa: O Senhor!  Seu Senhor! E Jesus sabia disso! Lá estara O Mestre.
Sim, Senhor, sabes que eu te amo. Não era somente Jesus que o conhecia, mas Pedro também conhecia o seu Amigo. Ele sabia que O Senhor conhecia seu coração. Mas… Três vezez?
” Aonde abundou o pecado, superabundou a graça! ( Rom 5,20 ) Agora era pra valer! Pedro, ama- me com amor EROS? ( romântico ) Sim.. e com o amor PHILIA? ( amor fraternal/ limitado ) Sim.. Simão Pedro, e com o amor ÁGAPE? ( amor incondicional, perfeito, sem interesse, Divino.. ) Pedro entristeceu- se! Mas algo havia tocado o coração daquele homem! Agora, Pedro conhecia não somente todas as suas misérias e fraquezas.. Mas algo maior.. A misericórdia de Deus!
” Senhor, Tu sabes tudo! ” ( Jo 21, 17 ) Ah, Pedro… Agora sim! Vai, e toma os Meus! Pedro havia voltado lago, onde tudo começou. Onde ele tinha encontrado O Senhor. Ou melhor, O Amor o havia encontrado!
Pedro voltou atrás, talvez entristecido, e querendo voltar ao primeiro amor. Mas agora era diferente… Desta vez, Pedro descobriu que não havia ” algo lá atrás ” .. Era algo para SEMPRE!
” Quando você era moço, se aprontava, e ia para onde queria. Mas Eu afirmo a você: quando for velho, você estenderás as mãos, alguém vai amarra- las e o levará para onde você não quer ir! ” ( Jo 21, 18-19 ) E ainda ali, Jesus já falava de como Pedro iria morrer.
Pois bem, após uma ” pequena longa jornada ” com São Pedro… E agora? O que mudou? Haha Talvez, por fora,  e em palavras, não saberei dizer.Contudo, sabe aquele homem lá do início do texto.. ” aparentemente fraco” ? É, continua o mesmo fraco! Só que agora, esse ” homem fraco” , verdadeiramente entendeu de quem é a força, da onde ela vem. Agora, ” aquela pedra” , entendeu o seu devido lugar; e não, não era pedra de tropeço.. Mas a pedra lapidada.. Formada, cuidada.. ressuscitada! ” Se calarem a voz dos profetas, as pedras gritarão.  ” ( Lc 19, 40 )
Sim.. ” Tu és Pedro, e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra elas! ” ( Mt 16, 18 ) Agora aquela pedra, Pedro, tem uma missão! E ( com muito custo ) ele entenderá  isso.
” Você não pode ir agora para onde Eu vou. Um dia você poderá me seguir!  Pedro tornou a perguntar: – Senhor, porque eu não posso segui- lO agora? Eu estou pronto para morrer pelo Senhor!
Está mesmo? – Perguntou Jesus, Pois Eu afirmo a você, que antes que o galo cante, irás me negar três vezes. ( Jo 13, 37- 38 )
Ai Pedro… Sim, O Senhor sempre soube de tudo! E é este mesmo Senhor, que diz: (à aquele que deveras já havia o negado.. ) ” Segue- me! ” ( Jo 21, 19 )
Vem, Pedro! Agora sim.. Vem, e segue- me.. E agora sem volta.. É para sempre! Havia uma caminho a ser percorrido, e Pedro querendo ou não.. Este caminho tinha sido trilhado. Deus É Deus! E ‘ há um tempo para cada coisa.. ‘ ( Eclesiastes 3, 1 )
Não, não foi, e nunca será com as forças de Pedro.. O chamado era único! Nunca mudou.. e a história de Pedro, um simples pescador, chamado por Deus a buscar outro mar, se repete!
Sim, Pedro SOU EU! Pedro, é VOCÊ! Pedras.. Chamados e eleitos!
Que nesta certeza, possamos confiar nas promessas do Senhor. E, mesmo em meio as tempestades, mesmo quando estivermos perecendo, afundando.. Crendo que nEle, por Ele, com o nosso Amor Maior, e sentido de tudo.. O Amado de nossas almas, joguemos as nossas redes, certos que iremos enche- las de almas pelo Reino.
E assim, digamos a Ele: TE SEGUIREI!

 

 Thaiane Vasconcelos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *