Igreja

Três brasileiros vão receber o pálio das mãos do Papa

Além da instituição dos novos bispos, a Solenidade de São Pedro e São Paulo será marcada pelo ecumenismo com a delegação do patriarcado da Igreja Ortodoxa.

Na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o Papa Francisco preside à tradicional Missa durante a qual entrega o Pálio aos novos arcebispos metropolitanos.

Desta vez, os brasileiros serão três: Dom Dario Campos, da Arquidiocese de Vitória (ES), Dom João Inácio Muller, da Arquidiocese de Campinas (SP), e Dom João Justino de Medeiros Silva, de Montes Claros (MG).

A cerimônia será transmitida ao vivo, com comentários em português, a partir das 09h30 locais (04h30 no horário de Brasília). Após a celebração, o Pontífice conduz a oração mariana do Angelus ao meio-dia – sempre com transmissão ao vivo da Rádio Vaticano/Vatican News.

Delegação do Patriarcado Ecumênico

No âmbito do tradicional intercâmbio de Delegações por ocasião das respectivas festas dos Santos Padroeiros – em 29 de junho em Roma para a celebração dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em 30 de novembro em Istambul para a celebração de Santo André Apóstolo – uma Delegação do Patriarcado Ecumênico fará visita a Roma de 27 a 29 de junho de 2019.

A Delegação será liderada pelo arcebispo de Telmissos Job, representante do Patriarcado Ecumênico no Conselho Ecumênico de Igrejas e co-presidente da Comissão mista internacional de diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.

O arcebispo Job estará acompanhado pelo bispo de Melitene Maximos e pelo diácono Bosphorios Mangafas.

Na sexta-feira, 28 de junho, a Delegação do Patriarcado será recebida em audiência pelo Santo Padre Francisco e terá encontros no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

No  sábado, 29 de junho, participará da solene celebração eucarística presidida pelo Santo Padre na Basílica de São Pedro.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *