Shalom

CJS: Começou!

Três mil jovens lotam Catedral da Sé na abertura do Congresso de Jovens Shalom

Cidade de São Paulo, 17h30, ao sair da estação da Sé já é possível notar que o ambiente desta grande metrópole vai ganhando um novo ar. Pouco a pouco jovens vão chegando, se reconhecendo e se alegrando por aqueles que encontram ou reencontram neste espaço. O local que diariamente é preenchido por uma multidão de desconhecidos, se torna mais familiar, fraterno.

Os degraus da escadaria da Catedral da Sé começam a ser ocupados por um número cada vez maior de jovens, vindos de norte a sul do país. De diversas cidades, idades e realidades, porém todos unidos pelo mesmo ideal: Viver uma nova e intensa experiência com o amor de Deus.

Olhares encantados e admirados passam a adentrar a enorme Catedral de estilo neogótico, localizada no marco zero da cidade de São Paulo. Todos os lugares ocupados, alguns se acomodam no chão e logo menos cerca de três mil jovens marcam presença na abertura do Congresso de Jovens Shalom.

De maneira discreta e muito sorridente, dois jovens de coração bastante queridos e conhecidos passam entre a multidão e chegam para deixar a festa ainda mais animada. Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e  cofundadora da Comunidade Católica Shalom respectivamente.

Com um grande louvor e gratidão, os jovens se unem para bendizer ao Senhor pelos seus feitos. Nem mesmo as dificuldades que o país enfrentou nos últimos dias (os problemas com transporte, em razão da falta de combustível), foram capazes de desanimá-los. Muitos vieram de outros Estados e começaram sua jornada no início da semana, preparados para lidar com qualquer imprevisto.

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer presidiu a Santa Missa de abertura recordando a liturgia do dia e se dedicou a incentivar os jovens a permanecerem firmes na fé, a buscarem a santidade ao qual todos são chamados e destacou: “ Somos chamados por Deus a produzir os frutos da vida cristã”.

Mas como podemos produzir estes frutos? O cardeal indicou então o caminho: Vigiar para não cair em tentação, cultivar o amor, viver os dons que Deus oferece e colocá-los a disposição do outro e principalmente, ser perseverantes na fé. “Ser santo é viver santamente o cotidiano. Fazer milagre é apenas a ‘cereja do bolo’” afirmou.

E assim, sob a benção e proteção da Virgem Maria, na Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo, foi dada a largada oficial para o encontro da juventude católica do país,  Congresso de Jovens Shalom.  Esse que é um importante momento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *