Formação

Tu és Cristo… Tu és Pedro

Também nós somos pequenos Pedros, pequenas pedras sobre as quais é construída a grande Igreja.

A festa de hoje une as duas grandes colunas da Igreja, Pedro e Paulo, que se erguem sobre a pedra fundamental rejeitada pelos construtores: Cristo. É a festa em que todos os católicos olham para Roma, onde está Santo Padre, o Papa. É uma festa da família, em que nós podemos dizer ao Papa que o amamos e que nos sentimos amados por ele. Deixemo-nos guiar pela Palavra de Deus e veremos como a nossa vida vai mudar. A pessoa do Papa dá segurança à barca de Cristo, e Cristo é sempre o timoneiro, não importam as tempestades que atravessemos, e mesmo que Ele esteja dormindo na barca, sempre nos guiará ao porto seguro. A Igreja, em seu caminho de séculos, tem passado por momentos difíceis, mas sempre tem conseguido ultrapassá-los, porque está alicerçada não sobre convicções humanas, mas sobre a pessoa de Cristo. Renovemos hoje a nossa fé, a fé de Pedro, que diz para o Senhor: “Tu és Cristo”, e a fé de Cristo em nós, que diz: “Tu és Pedro”. Também nós somos pequenos Pedros, pequenas pedras sobre as quais é construída a grande Igreja. Que neste dia, possamos não apenas rezar pelo Papa, mas também nos perguntar como poderemos receber melhor as suas orientações e colocá-las em prática.

Levanta-te depressa

Inúmeras vezes Pedro e Paulo fizeram a experiência da prisão por amor a Cristo, mas sempre foram libertos. Deus nunca abandona os seus servos. Pedro e Paulo são modelos para todos os que querem seguir o Senhor. A Igreja e nela todos os que decidem seguir a Cristo e ser fiéis ao Senhor sabem que a cruz está presente na nossa vida. A cruz que trazemos não tanto no peito, mas nos nossos corações, é a força que não nos permite silenciar em nenhum momento. Na cadeia, Pedro provavelmente estava triste e tinha perdido a esperança de sair vivo dali, mas o anjo do Senhor o acorda, manda-o levantar e segui-lo. Quando Pedro se encontra livre, ele faz uma bela confissão de confiança e de amor na bondade do Senhor: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!” A liberdade verdadeira não é obra humana, mas de Deus.

A confissão de Paulo

Timóteo era jovem, meio inseguro, medroso e vacilante na sua fé. Era jovem, achava-se indigno de exercer o ministério para o qual era chamado. Paulo, experiente, vê que todo o seu trabalho não foi inútil e em vão. Como animar Timóteo? A única forma que Paulo encontrou foi contar a passagem de sua vida. Como são belas as referências pessoais de Paulo, a sua luta pelo Evangelho, a prontidão a derramar o seu sangue. Vale a pena fazer desta passagem de Paulo uma página da nossa leitura diária, e na direção espiritual, animemo-nos uns aos outros, contando as maravilhas que Deus tem feito em nós.

Tu és Cristo, Tu és Pedro

Pedro proclama o que ele descobriu: que Jesus é o Cristo, o Messias, o Filho de Deus. E Jesus afirma que aquele pescador será a pedra sobre a qual irá construir a sua Igreja e que as portas do Inferno não a destruirão jamais. Pedro confia em Cristo e Cristo confia em Pedro. Jesus se revela a quem o busca com sinceridade. Ele continua a fazer a mesma pergunta que fez aos discípulos: “Quem sou eu para o povo? Quem sou eu para você?” Devemos ser sinceros, humildes e, sem medo, reconhecer Cristo como Filho de Deus, o Messias, o Ungido, aquele que foi enviado para nos salvar. A Igreja não é um círculo fechado, a casa está sempre aberta, sem portas, para que todos possam entrar e se sentir amados. O Papa Francisco com seu jeito simples nos faz sentir alegria de ser cristãos. Cantemos a beleza de não ser peregrinos solitários, mas irmãos que têm um pastor que fala de Cristo. Papa Francisco, escutamos a sua palavra.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *