Shalom

Um chamado de misericórdia, uma resposta de amor

Shalom Santo Amaro celebra as missas de compromisso dos membros da Comunidade de Vida e Aliança.
A Comunidade Católica Shalom celebra no mundo inteiro, durante as oitavas da Páscoa, as missas de compromisso dos irmãos da Comunidade de Vida e Aliança. Entre as celebrações estão as missas de ingresso no Discipulado, Consagração, Renovação e profissão das Promessas Definitivas no Carisma Shalom. Entre os dias 24 e 27 de abril, os membros da Comunidade da missão de Santo Amaro, em São Paulo, renovaram seu compromisso com o Carisma, Deus e o povo que lhe foi confiado.

Postulantado e Discipulado

Ao ingressar na Comunidade, o período de postulantado oferece aos novos membros um período de experiência na plena vivência do Carisma Shalom, onde os mesmos já participam das células e formações comunitárias, além de serem formados pessoalmente por um membro mais experiente na Comunidade.

Já no período do Discipulado, o membro, agora não mais em experiência, mas em formação, é convidado a ter uma experiência de compromisso mais profunda com o Carisma. Este passo é marcado de forma concreta pela imposição do Tau – sinal visível dos membros da Comunidade Católica Shalom. “Hoje posso olhar para minha história e ver que com o ingresso no Discipulado, o Senhor me mostra de forma concreta que encontrei meu lugar, encontrei quem eu sou. A vocação faz parte de mim e da minha identidade!” afirma Denise Moreira, mãe, esposa e neo-discípula da Comunidade de Aliança.

Primeiras Promessas: O Senhor separa os seus

Após dois anos de formação no período do Discipulado, os membros da Comunidade de Vida e Aliança que demonstrarem verdadeiro crescimento da vida comunitária, espiritual e apostólica, estarão em condições de realizar suas primeiras promessas no Carisma Shalom. Agora, o irmão, com suas promessas temporárias (válidas por 1 ano) assume o caráter de consagrado, ou seja, aquele que é separado por Deus.

Tais promessas contemplam os conselhos evangélicos, deixados pelo próprio Cristo durante sua passagem na Terra – a pobreza, castidade e obediência – e o verdadeiro compromisso com as regras de vida presentes nos Estatutos da Comunidade Católica Shalom (ECCSh). “Olhando minha história vejo que tinha tudo para que eu não me tornasse uma consagrada, mas o Senhor, com sua infinita graça e misericórdia, quis confirmar seu amor por mim e minha dignidade quanto filha de Deus. Se hoje me consagrei, foi porque Ele me amou primeiro.” relata Laíze Souza, neo-consagrada da Comunidade de Vida.

Renovação das Promessas: Deus que se faz eterna novidade

Ao realizarem suas Primeiras Promessas no Carisma, os irmãos as renovam durante o período de 4 anos. Nesse exercício, os membros da Comunidade com promessas temporárias caminham em direção ao “para sempre” da vocação: as Promessas Definitivas.
“A experiência foi de relembrar de onde o Senhor me encontrou, ser grata pela minha história de salvação e desejar corresponder para sempre ao amor de Deus.” afirma Laís Maria, consagrada de terceiro ano, com promessas temporárias, da Comunidade de Aliança. Nesse tempo, os membros da Comunidade lançam completamente suas vidas em oferta aos jovens, à Igreja, a Deus e ao Carisma Shalom, além de darem um importante passo em suas caminhadas vocacionais com o discernimento do Estado de Vida.

Promessas Definitivas: Um sim para sempre

A semana em que foram celebradas as missas de compromisso se encerrou no último sábado do mês de abril (27/04), com a celebração das Promessas Definitivas no Carisma de 5 irmãos da Comunidade. A missa, que aconteceu na Catedral de Santo Amaro e foi celebrada pelo bispo da diocese, Dom José Negri, teve, por graça do Deus, como Evangelho um dos capítulos do livro de São Marcos, no qual Jesus repreendia os discípulos pela sua dureza de coração e falta de fé, mas ainda assim os enviava para anunciar o Evangelho à toda criatura.

Com a profissão das Promessas Definitivas, os irmãos que se encontram aptos a esse tão importante passo na vocação deixam a temporariedade de suas promessas para assumirem a graça de serem consagrados na Comunidade Católica Shalom para sempre. Dessa forma, ratificam definitivamente seus votos de pobreza, obediência e castidade, e o compromisso com as regras de vida presentes nos Estatutos da Comunidade. “Minha história vai muito em contrapartida aos tempos modernos, que exigem do homem respostas rápidas e imediatas. Mas de forma simples pode ser dividida em duas vias: a da paciência e da misericórdia. A paciência de Deus em me levar para aquilo que era sua Vontade, e da misericórdia em me guiar desde o ingresso na Comunidade até minhas promessas definitivas.” afirma Shinayde Vanessa, celibatária e consagrada da Comunidade de Vida.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *