Shalom

Uma boa Lectio Divina é guiada pela sabedoria do Evangelho

Qualquer outra oração pode ser manipulada por desejos pessoais, mas o estudo bíblico não.

Quem começa a participar de um grupo de oração da Comunidade Católica Shalom escuta já nos primeiros encontros falar sobre Lectio Divina. Esta diz respeito ao método utilizado na vocação para rezar com a Palavra de Deus. É a partir da leitura orante que a pessoa se abre de fato ao novo que Deus deseja fazer em sua vida. Polyana Andrade, membro da Comunidade de Aliança, serve no ministério de ensino em Fortaleza, no Ceará. A jovem partilha a importância de um bom estudo bíblico para se transfigurar a Cristo.

“O estudo bíblico é uma das ferramentas de maior sabedoria que Deus deu para a Comunidade”, afirma Polyana. “Quando eu começo a acompanhar um jovem que está iniciando na Obra, a primeira coisa que eu faço é ensinar ele a fazer uma boa Lectio Divina”, acrescenta. Para Polyana, uma das maiores barreiras para quem reza com a Palavra é a não abertura ao que Deus deseja fazer realmente através dela. Por isso, a ministra de ensino afirma que é preciso “dispor o coração e o tempo para parar, contemplar, meditar e colocar na nossa vida o Evangelho de Jesus”.

Polyana comenta ainda que o estudo bíblico foi e é fundamental em sua história de vida. “Eu acho que não existe uma caminhada de transfiguração a Cristo sem uma transfiguração ao Evangelho, à Palavra de Deus”, ressalta. De acordo com a jovem da Comunidade de Aliança, qualquer outra oração pode ser manipulada por desejos pessoais, mas o estudo bíblico não. “É a sabedoria do Evangelho que guia uma boa Lectio Divina”, explica.

Perguntada sobre qual estudo bíblico mais a marcou até hoje, Polyana partilha sua experiência com o 5 Pães e 2 Peixinhos – Volume 2. Para ela, o livro oferece uma oportunidade única de adentrar nos evangelhos. “Eu fui tendo de fato uma experiência de ser discípula de Jesus”, testemunha. O contato diário com a Palavra de Deus contribuiu de forma significativa na mudança de mentalidade e na adesão a passos concretos em vista de uma vida nova em Cristo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *