Formação

Vocação: uma iniciativa de Deus

“Não fostes que me escolhestes, mas Eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16)

A vocação é um chamado de Deus, é sempre uma iniciativa de Deus. Quando o Senhor chama uma pessoa, Ele a atraí de forma completa, Ele a chama pelo nome, e a traz para Si com toda a sua história, com toda a sua família.  

Sempre quando o Senhor chama, Ele mesmo derrama a Sua graça para capacitar àquele que chamou, é Deus que dá o primeiro passo e o que cabe a pessoa que recebe a vocação é acolher e dizer sim a Deus.

Neste mês de agosto, a Igreja dedica para celebrarmos as vocações. Cada domingo é dedicado de forma específica a uma vocação. No primeiro domingo, dedicamos de forma especial aos sacerdotes. No segundo, a vocação familiar, onde comemoramos o dia dos pais. No terceiro domingo, celebramos a vida consagrada, a vida religiosa e na última semana dedicamos a vocação do laicato na Igreja,  aos ministros e catequista.

Percebemos a riqueza da nossa Igreja onde todos tem um lugar, todos foram escolhidos, todos possuem uma missão nesta Terra. E como vocação Shalom, nos alegramos em sermos escolhidos para nos consagrarmos inteiramente a Deus.

Dentro da Comunidade Católica Shalom existem duas formas para esta oferta, é o que denominamos Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança. Ao consagrarmos as nossas vidas, recebemos um sinal visível desta eleição, uma cruz em forma de TAU.

A Comunidade de Vida traz este sinal com os cordões bege ou marrom. É o núcleo central da Comunidade Shalom e a fonte de manifestação do Carisma. Os membros da Comunidade de Vida são chamados a investirem tudo que tem e são para Deus e para a Obra ao qual Ele os confia: tempo, capacidade, bens, futuro, tudo para viver uma entrega incondicional a Jesus Cristo. Devem dedicar-se inteiramente a oração, a fraternidade e a Obra.

A Comunidade de Aliança traz o TAU com os cordões cinza ou branco. Estes membros são chamados a viverem o seguimento a Jesus Cristo e seu Evangelho em meio à vivência familiar e as atividades profissionais, permanecendo em suas residências, famílias e trabalhos próprios. A Comunidade de Aliança colocam a vocação como a grande prioridade de suas vidas.

Precisamos está atentos a voz e a mão de Deus que nos chama e nos conduz, para assim como Nossa Senhora, com o coração repleto de gratidão darmos o nosso fiat.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *