Formação

Você assume o seu Batismo como Jesus?

Ao nosso despertar, a primeira coisa que deveríamos fazer é dizer para Deus: “Hoje eu assumo o meu Batismo e quero vivê-lo diante de todos com fidelidade e coerência”.

Na festa que celebramos o Batismo de Jesus, somos sabiamente inseridos na realidade de Cristo Videira. Somos ramos, não separados, mas unidos a Ele, para que possamos produzir frutos abundantes. O Batismo é um mergulho na eternidade, na vida de Deus. Saímos do Batismo consagrados ao amor e, no amor, somos enviados ao mundo para ser sinais vivos do amor infinito de Deus. Entretanto, muitas pessoas foram batizadas e não sabem o que fazer com o seu Batismo, não o assumem, não se dão conta do seu significado profundo.

O Batismo de Jesus é o nosso

Deus sempre merece o melhor de nós, que é nossa vida. Aliás, Ele, como Senhor da vida, exige que nós lhe demos a nossa, nos consagremos a Ele para que Ele possa fazer de nós o Seu povo santo, povo sacerdotal, profético e real, participando, assim, plenamente de Sua vida. Descobrindo a beleza do nosso Batismo, o que queremos é que todos sejam batizados, e o quanto antes. Nada há mais belo do que ver pais conscientes, responsáveis, que desejam, o quanto antes, batizar os próprios filhos e filhas. Cada um de nós, feliz com seu Batismo, deve anunciar que todos devem ser batizados; esse é o envio de Jesus antes de subir ao céu.

Deus se alegra conosco

O profeta Isaías tem a delicadeza e a espiritualidade da alegria que nos surpreendem. Ele sempre canta o amor de Deus para conosco, um Deus que cuida de nós, que nos carrega no Seu colo, escreve o nosso nome no Seu coração e se ocupa com a nossa vida. Ao longo da leitura, temos o eco deste amor apaixonado de Deus por todos nós, e especialmente pelo “servo de Javé”. Quem é o servo de Javé? Esta expressão é rica de conteúdo; servo de Javé é aquele que na fidelidade a Deus sofre tudo e não desanima, é quem não se deixa contaminar pelo pecado e tampouco se amedronta diante dos inimigos de Deus. É aquele que resiste, na justiça e no amor a todos os ataques dos inimigos de Deus e do homem.

Assumir o Batismo é assumir a nossa missão na Igreja e na sociedade. Ao batizado não é lícito mentir, enganar, roubar… Ele deve ser transparente no seu agir. Todos podem verificar a sua vida, pois ela é página aberta à luz do Sol.

Somos ungidos pelo Espírito Santo

O Espírito Santo nos invade como óleo que penetra e, por onde passarmos, como cristãos, devemos deixar cair gotas desse Espírito que está presente em nós. Deus ungiu o Cristo com a unção nova do Espírito Santo, quer dizer, o consagrou ao seu serviço e fez Dele o anunciador da Boa-nova. Aquele que é batizado tem uma missão, a mesma de Jesus, deve ir pelo mundo afora, fazendo o bem, anunciando, curando, libertando. O cristão tem a missão de anunciar o novo e destruir o velho que impede a realização do Reino de Deus.

Tu és meu Filho amado

João Batista anuncia e realiza o Batismo da penitência com a água, mas ele vislumbra a chegada de alguém que é maior do que ele, a quem não é digno de desamarrar as sandálias e nem de carregar a sua mala de viagem: Jesus. Ele dará um novo Batismo, mas Ele mesmo deve ser batizado para que todos vejam que é necessário mudar de vida, assumindo a própria missão que o Pai nos reserva.

A infusão do Espírito Santo, que é derramado em Jesus no dia do Seu Batismo, é derramada também em nós no dia do nosso batismo. Ao nosso despertar, a primeira coisa que deveríamos fazer é dizer para Deus: “Hoje eu assumo o meu Batismo e quero vivê-lo diante de todos com fidelidade e coerência”. É a nossa profissão de fé, é nosso renovado amor que, superando a fragilidade do pecado, reafirma a vontade de ser totalmente de Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *