Batismo de Maria Helena Moraes Carneiro, em 22/12/2019, na Paróquia de São João Eudes, em Fortaleza.
Notícias

Você sabe a data do seu Batismo? Papa recomenda lembrança deste dia

Papa Francisco pediu que tenhamos em mente a data desse importante Sacramento que nos fez membros da família de Deus.

O Batismo é o Sacramento através do qual nos tornamos membros do corpo místico de Cristo, nos tornamos outros “Cristos” no mundo. A data deste sacramento é tão importante que deveríamos trazê-la sempre em nossa memória. Quem dar essa dica é o Papa Francisco. “Eu gostaria que cada um de nós soubesse a data do Batismo: sabemos a data do nosso aniversário, a data do nosso nascimento; mas quantos de vocês sabem a data do Batismo? Poucos… como não se celebra, se esquece”, advertiu o Papa.

A graça do Batismo foi tratada por diversos santos ao longo dos séculos. Sobre este sacramento que nos faz entrar para a família de Deus, escreveu Santo Irineu (140 – 202 d.C): “Jesus veio salvar a todos os que através dele nasceram de novo [pelo batismo] de Deus: os recém-nascidos, os meninos, os jovens, os velhos”.

São Cipriano, bispo de Cartago, ensinou no século III  que  “do Batismo e da graça não devemos afastar as crianças”. Um século depois, São Gregório de Nazianzeno reforçava uma importante catequese sobre o Batismo. “Sepultemo-nos com Cristo pelo batismo, para ressuscitarmos com Ele; desçamos com Ele, para sermos elevados com Ele; subamos novamente com Ele, para sermos glorificados nele”.

Papa Francisco em batizado nesta manhã de domingo, dia 12, na Capela Sistina.

Santa Teresa de Jesus foi batizada sete dias depois de seu nascimento. A data ganhou destaque no calendário de comemorações do Carmelo. Em 2018, uma criança de sete anos foi excepcionalmente batizada na mesma pia em que fora mergulhada a santa, 503 anos antes. São Vicente Ferrer tinha o costume de, na data de seu batismo, celebrar uma missa em ação de graças na Capela onde recebera este sacramento na infância.

Todos os anos, para destacar a solenidade do Batismo do Senhor, celebrado neste domingo, dia 12, o Romano Pontífice celebra o batizado de algumas crianças na Capela Sistina. Neste ano, Papa Francisco batizou 32 recém-nascidos. O Santo Padre afirmou na ocasião que devemos batizar desde criança, para que a pessoa cresça com a força do Espírito Santo. “Batizar um filho é um ato de justiça, para ele. E por qual motivo? Porque nós no Batismo lhe damos um tesouro, nós no Batismo lhe damos um penhor: o Espírito Santo”, ainda disse o Papa.

Números de Batismo

Segundo o Anuário de Estatísticas da Igreja com última atualização, em 2016, a Igreja possui 1,29 bilhão de batizados. O crescimento maior acontece no Continente Africano. Mesmo na Europa, os números crescem em termos absolutos. Na Polônia, Itália e Espanha o número permanece em 90%. O Brasil permanece como o país com o número de batizados do mundo. 

O Santuário Nacional de Aparecida registrou um crescimento de 20% no número de batismos realizados em 2018, em relação a 2017. Foram 3.876 batizados ano passado, 655 a mais em relação ao ano Jubileu dos 300 anos de Aparecida. O Santuário ainda informa que os nomes mais cotados foram, para os meninos, estão João (128), Arthur (112) e Pedro (98). Para meninas, Maria (296), Ana (99) e Sofia (65).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *